Prato+Colorido: a importância do VERDE

Ei,Psiiu!


O mundo está passando por uma verdadeira revolução quando se trata de alimentação.
A inclusão dos vegetais e frutas na rotina corrida do ser humano está dando certo, mas caminha a passos lentos.

A palavra " saudável " percorre as revistas, as matérias online e os livros da escola das crianças; mas o que REALMENTE é saudável?
Se você, assim como eu come uma folha de alface e já se sente a pessoa mais FIT da terra, precisa dar uma estudada sobre os efeitos que as folhas dão ao nosso corpo!





Para dar início ao nosso bate-papo sobre as folhas e seus milagres, deixa eu te dar alguns exemplos:

- Alface;
- Agrião;
- Acelga;
- Rúcula;
- Espinafre;
- Couve;
- Chicória;
- Almeirão;
- Dentre tantas outras folhas comestíveis presentes em nossa região, não esquecendo das folhas do Brócolis, Couve-Flor...


Reprodução/ fdmoficial.com.br

Sei que muitos não sentem prazer ao mastigar as folhas, algumas são mais amargas; outras como o alface crespa, por exemplo, já tem sabor mais leve.
Mas um dos motivos mais sérios para não abrir mão dessa cor no prato, vem da prevenção do câncer. Isso mesmo!

Muitas dessas qualidades de folhas contém grande poder antioxidante, o que combate os radicais livres e ajuda a proteger nossas células.

Quer mais motivos para comer uma folha ainda hoje?
As VITAMINAS!

- Vitamina A - Importante oxidante que protege células contra radicais livres. Principais fontes: frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como fígado, ovos e leite.Vitamina D É sintetizada com a ajuda dos raios solares e imprescindível para a produção de insulina e a manutenção do sistema imunológico. Ajuda na absorção do cálcio. Principais fontes: peixes gordos como o atum e o salmão.
Vitamina K - Componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue e envolvida na construção dos ossos. Principais fontes: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes (couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa).
Vitamina E (tocoferol) - Forte antioxidante contra radicais livres; previne o câncer e doenças cardiovasculares; protege o sistema reprodutor; previne catarata; reforça o sistema imunológico; melhora a ação da insulina. Principais fontes: óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras.

Vitamina B1 (Tiamina) - Mantém sistema nervoso e circulatório saudáveis; auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga; converte o açúcar no sangue em energia. Principais fontes: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.
Vitamina B2 (Riboflaviana) - Ligada à formação de células vermelhas do sangue e anticorpos; envolvida na respiração e processos celulares; previne catarata; ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Principais fontes: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.
Vitamina B3 (Nicotinamida) - Aumenta a circulação; reduz triglicérides e colesterol; ajuda no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico; regula o açúcar no sangue; protege o corpo contra poluentes e toxinas. Principais fontes: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.
Vitamina B5 (Ácido pantotênico) - Ajuda na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química; previne degeneração de cartilagens; ajuda na construção de anticorpos; reduz colesterol e triglicérides; ajuda nas disfunções hormonais. Principais fontes: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.
Vitamina B6 (Piridoxina) - Reduz o risco de doenças cardíacas; ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico; reduz espasmos musculares; alivia enxaquecas e náuseas; reduz o colesterol; melhora a visão; previne aterosclerose e câncer. Principais fontes: cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).
Vitamina B7 (Biotina) - Auxilia no crescimento celular, produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue; combate infecções; promove a saúde das glândulas sudoríparas, do tecido nervoso, da medula óssea, das glândulas sexuais e células sanguíneas; previne a calvície; alivia dores musculares; baixa a intolerância à insulina em diabéticos. Principais fontes: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.
Vitamina B9 (ácido fólico) - Manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso; antitóxico; ajuda a combater o primeiro infarto, o câncer de mama e de cólon, parasitas intestinais e envenenamento alimentar; diminui o risco de aterosclerose; promove a saúde dos cabelos e da pele; reforça o sistema imunológico e o sistema nervoso central. Principais fontes: fígado, rins, vegetais de folhas verdes, couve-flor.
- Vitamina B12 (Cobalamina) - auxilia a síntese de células vermelhas do sangue; manutenção do sistema nervoso; ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo. Principais fontes: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo. 

Ufa!
Você ainda precisa de mais argumentos para levar as folhas para a VIDA?



Então pensa que elas contém muita FIBRA, e vão te manter saciado por mais tempo.
Nem preciso dizer que as folhas são #BFF da dieta, né?

Você pode tentar molhos diferentes, receitas, e até formas novas de comê-las cru.
Eu tenho gostado de comer couve crua, parto com as mãos e misturo com alface.






Minha última invenção foi colocar uns pedaços de tomate cereja e morangos.
Tenta em casa e me fala o que achou!
Me manda suas receitas com folhas para o email contatoeipsiiu@gmail.com :D

Até mais, 

Postar um comentário

Quero saber sua opinião !

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato