#TraveList : Lugares para conhecer - Vila Velha / ES

Ei,Psiiu!

Hoje inauguro uma nova categoria por aqui, ' #TraveList ' , onde vou trazer lugares maravilhosos para conhecer!
Para inaugurar, vamos conversar sobre Vila Velha, localizada no Espírito Santo, aqui mesmo no Brasil.




Fundada com o nome de ‘Vila do Espírito Santo’ pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e que aqui aportou em 23 de Maio de 1535, foi sede da capitania até o ano de 1549, quando a capital foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.
Do período que compreende 1535 a 1912, de acordo com o historiador Dijairo Gonçalves Lima, três acontecimentos marcaram o início do desenvolvimento de Vila Velha: a inauguração da luz elétrica pública, em 1910; o funcionamento dos bondes, em 1912; e a instalação da água encanada, também em 1912.
“Com os bondes, vale assinalar que foi eliminado o transporte por mar que ligava em grande percurso Vila Velha a Vitória. Por outro lado, o funcionamento dos bondes resultou na expansão urbana, pois ao longo da linha e a partir do centro de Vila Velha até Paul surgiram aglomerados humanos e, com eles, os populosos bairros hoje existentes”, esclarece.
Com a grande maioria da população residente em área urbana, a cidade de Vila Velha possui uma população estimada em 398.068 habitantes (Censo 2007). O município mais populoso do Estado tem uma área de 209 km², distante apenas 5 km da capital Vitória. Seu litoral possui 32 quilômetros, sendo praticamente todo recortado de praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como Praia da Costa, Itapoã e Praia de Itaparica. Além dos balneários Barra do Jucu e Ponta da Fruta.
Construções do século XVI e XVII, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário, dão um ar especial à arquitetura da cidade. Não se pode deixar de citar também o Forte de São Francisco Xavier e o Farol de Santa Luzia, do século XIX.
O Sítio Histórico da Prainha hoje é um complexo que agrega pontos históricos com novas construções levantadas sobre a região aterrada do município. Mas, há muitos anos, o local foi palco de inúmeras lutas na tarefa de catequese dos índios da região, exercida por José de Anchieta, que lá morreu em 1597.
É na Prainha que estão instalados o 38º Batalhão de Infantaria; a Escola de Aprendizes Marinheiros; o Forte Piratininga; o Museu Homero Massena; a Igreja Nossa Senhora do Rosário; o obelisco em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho; a Praça da Bandeira; e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, com documentos valiosos sobre a colonização do município, que podem ser visitados diariamente.
(Fonte: Prefeitura de Vila Velha) "

Essa foto de Vila Velha é cortesia do TripAdvisor

Por algum motivo eu tenho uma vontade ENORME de conhecer Vila Velha.
Pode ser por conta da música do Martinho da Vila:
"Eu fui lá pra Vila Velha Direto do Grajaú Só pra ver a Madalena E ouvir tambor de congo Lá na barra do Jucu"
Falando sobre a Barra do Jucu, a praia é conhecida como o point dos surfistas!



Além desta praia, temos as praias da Baleia, Itapoã e Itaparica.

Se você curte dar umas voltas e admirar as belezas naturais da cidade, corra e visite o Convento de Nossa Senhora da Penha.


Com toda uma carga histórica e cultural, é considerado o principal monumento histórico do Estado;  além do Convento, outros cartões-postais: Gruta Frei Pedro PaláciosForte São Francisco XavierIgreja Nossa Senhora do RosárioMuseu Homero Massena, e a Casa da Memória. 

E agora a parte mais "gostosa" hahahaha
É em Vila Velha que está instalada a Famosa Fábrica de Chocolates Garoto!
Imagine Willy Wonka, e toda sua mágica acontecendo; é tipo isso.
Filas e Filas formam-se para a visita à Fábrica e claro, para a degustação.


Mas caso assim como eu você está longe da cidade, pode visitar a fábrica através do site 
Visite a Fábrica , e correr até o mercado mais próximo para adquirir aos chocolates !

Estou louca para visitar a cidade e postar aqui mostrando minha experiência.
Você tem mais fotos, ou dicas para quem visitar Vila Velha?
Conta aqui nos comentários e ajude a mim e aos colegas que tem o mesmo desejo!

Beijos e até 


Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato