Está precisando fazer uma renda extra, quer sair de uma vez por todas do CLT ou se aventurar em um novo empreendimento? Empreender sem dúvidas é a melhor opção! Mas o que vai fazer?
Em 2023, o Brasil somou 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores no país, de acordo com a nova edição da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Do total de 90 milhões, 42 milhões são de pessoas adultas, com 18 a 64 anos, que já tinham um negócio e ou que fizeram alguma ação em 2023 visando ter um negócio no futuro. Os 48 milhões restantes correspondem ao número de pessoas que não têm empreendimento, mas que gostariam de ter em até 3 anos.
Fonte: https://agenciasebrae.com.br/dados/um-pais-de-90-milhoes-de-empreendedores/
Antes de decidir o que de fato vai vender eu indico que liste os seguintes pontos:
- Qual habilidade eu tenho que pode ser útil nesse empreendimento?
- Qual setor eu me identifico mais?
- Terei muita perda financeira investindo nisso?
- Tenho público para vender?
- Quanto tempo geralmente se tem retorno nesse setor?
Não faça algo que você não goste, não venda o que não compraria e não tente criar um personagem! Por mais que nossos produtos / serviçõs sejam feitos para terceiros, precisamos colocar nossa aptidão, nossas habilidades, nosso carinho, imagina trabalhar com algo que fere seus princípios, por exemplo?
É importante ter em mente que todo negócio precisa de um investimento de tempo, dinheiro, dedicação e estudo! Faça algo que goste e o processo ficará mais tranquilo - perceba que não digo fácil, pois fácil não será em nenhum setor!
Agora respondendo a pergunta que te trouxe até aqui: produtos ou serviços, o que empreender em 2025? Eu diria tranquilamente OS DOIS.
Trabalho com a venda de serviços no D'Maria Beauty e agregamos aos poucos os produtos, com as barrinhas multifuncionais e tônicos de crescimento; ao mesmo tempo, temos a Casa do Brigadeiro com a venda de produtos, inclusive estamos preparando um material muito interessante sobre a abertura dessa empresa para vocês. Uma loja aberta DO ZERO em menos de três meses já com clientes, uma boa esteira de produtos e construindo autoridade digital.
Para mim a venda será sempre venda e o que difere os setores é a experiência do cliente, já que os produtos são palpáveis e permitem que o cliente receba, leve e tenha uma interação maior; os serviços precisam entregar um passo a passo memorável, agregar elementos que envolvam todos os sentidos e entreguem essa experiência. Isso facilita a geração de valor, evitando que deem preço ao seu serviço e pagando quanto você cobrar!
Ao escolher qualquer uma das opções você precisa ter um planejamento estratégico, pensar como esse empreendimento pode expandir num futuro próximo, traçar metas REAIS e organizar a produção para que consiga alcançá-las. E falando nisso: não trate seu empreendimento como um biquinho, um trabalhinho, uma coisinha qualquer; mesmo que permaneça com seu trabalho fixo, seu empreendimento deve ser tratado com a devida importância que lhe dê CONSTÂNCIA e EMPENHO, pois sem isso, nenhum de seus planos sairão do papel.
Eu adorei bater esse papo com você e durante a semana tem mais, hein? Fica de olho nas redes sociais pra não perder as atualizações e conteúdos exclusivos de empreendedorismo!
Nossos vídeos estão voltando: Ei,Psiiu! no Youtube
Maria Eduarda.