Argila Preta - seus misteriosos e novos benefícios!

Com a modernidade e as evoluções tecnológicas, muitas pessoas abrem mão das antigas formas de cuidar da estética.


 
Escovas elétricas,aparelhos que pulsam, laser e mais; ferramentas úteis porém, nem sempre
com fácil acesso a toda população.
Por isso, temos aqui um belo exemplo de produto natural que ultrapassou a barreira do tempo e se mantém presente na
rotina dos cuidados pessoais: ARGILA.
Branca, preta, cinza, rosa, amarela... ufa! São diversas opções e cada uma com suas propriedades e funções. Vamos conversar sobre a ARGILA PRETA?

Reprodução: Google.
  Os egípcios já empregavam preparações para este uso, assim como os gregos, que usavam as aplicações de argila para limpeza de pele. A palavra máscara encontra sua origem possivelmente no latim “maska”, que quer dizer fantasma, ou ainda no árabe “maskharah”, que significa disfarce. Entre outros significados, é um objeto que representa uma cara ou uma parte dela, cosmético para tratamento ou limpeza da pele do rosto. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potencializadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades. 


A argila preta tem um certo mistério, após muitos anos de estudo foram descobertos seus benefícios. É conhecida também como “lama-preta”, e tem alto poder cicatrizante, antioxidante e anti-inflamatório, relaxante, anti-séptica, redutora e adstringente.
Indicada para peles mistas\oleosas, pode ser usada no dia de SPADAY  de 15 em 15 dias, por ter um efeito forte de limpeza.
Pode ser usada como esfoliante ou máscara, apenas misturada com água ou soro fisiológico – até formar uma pastinha.
Há controversas sobre deixar a argila secar ou não na pele, cada pessoa se adapta a uma forma de fazê-lo; particularmente, deixo de 10 à 20 minutos e enxáguo.
Um passo a passo bem prático para entenderem melhor:
  • 1)      Higienizar a pele com seu mousse de limpeza, sabonete em barra, liquido ou shampoo de bebê (breve falaremos mais sobre esse item na limpeza da pele!)
  • 2)      Esfoliar a pele – com a própria argila, esfoliantes industrializados ou caseiros (como por exemplo a borra de café)
  • 3)      Preparar a máscara com argila + água mineral ou soro fisiológico
  • 4)      Espalhar de forma uniforme com a ajuda de um pincel, camada não tão grossa
  • 5)      Pausa de 20 minutos para agir
  • 6)      Enxágue e aplique o hidratante de sua preferência, durante o dia, aplicar protetor solar em seguida!

Meu relato:
Usei água filtrada ao invés da mineral, não tinha em casa a indicada e nem soro fisiológico.
Deixei com uma consistência homogênea, apliquei uma boa camada em todo rosto e retirei após 20 minutos. Senti no momento a pele bem limpa, não tem a sensação de repuxado e não resseca a pele. Acredito que por sua função de limpeza profunda, traga a tona as espinhas que estão prestes a estourar, como o sabonete de enxofre mais forte faz. No dia seguinte, minha pele estava com umas espinhas aparentes, deram um oi mas logo secaram hahaha
Paguei R$ 1,99 em 100g numa loja de produtos naturais, como usa-se pouco, há de render bastante! Não farei toda semana, no máximo com pausa de 15 dias, para preservar os óleos naturais da pele.

Já usou da argila preta? Conte-me aqui nos comentários!

Breve retorno com mais papo sobre pele, siga-me nas redes e esteja por dentro de todas as novidades:


Postar um comentário

Quero saber sua opinião !

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato