Decidi fechar o salão DO NADA?

Há quatro anos divido nas redes sociais as dores e delícias de empreender, mostrei os processos de abertura do D'Maria Beauty e hoje vim contar sobre o fechamento do salão. 

Por essa nem o destino esperava, né? Gente, ter um salão de beleza É UMA LOUCURA! Vamos por partes: em 2020 comecei os atendimentos na minha casa, com muito suor conquistamos cada coisinha do mobiliário, trabalhei com horários marcados, levei muito bolo de cliente, criei minha personalidade como empreendedora e principalmente, criei a cara da minha empresa. Criei um protocolo de atendimento muito específico, um passo a passo de atendimento e encantamento para cada cliente, um formato que deu certo e segui nele até 2023.

Ho'ponopono desenhado por mim no salão <3


No ano de 2024 meu filho nasceria e muitas dúvidas assolavam minha vida no geral, mas a profissional estava bem abalada - eu atendi até completar umas trinta e oito semanas, mas tudo com muita calma, muita cautela, as vezes nem conseguia atender por cansaço e dor no corpo. E eu pensava muito no que seria do salão, pois havíamos nos preparado financeiramente para esses meses de licença maternidade mas estratégicamente falando seria horrível, como minhas clientes ficariam? Como minha marca ficaria? Meu espaço ficaria fechado por quatro meses? Será que a clientela me veria bem depois?

Nesse meio tempo uma amiga que também estava gestante atendia serviços de sobrancelha e cílios na hamburgueria que tem com seu marido, e eu não tinha me atentado nisso até o dia em que ela postou uma "promoção" que achei absurda, um preço super barato e que desvalorizava o trabalho que era bom! Isso me pegou demais em vários pontos: serviço de beleza sem espaço, mulher grávida, amiga que me dava maior força na gestação... resolvi convidá-la para trabalhar no espaço que agora estaria vazio e posteriormente, comigo. 


Eu não contava que pós parto precisaria ficar um tempo no hospital com o Bento e isso me deixou mais afastada do que gostaria, mas ela conseguiu seguir com os atendimentos e levando o D'Maria Beauty a frente enquanto isso; mas assim que voltei percebemos que a loja ficaria pequena para os nossos planos de trabalhar juntas, receber clientes das duas, balançar dois carrinhos de bebê haha e logo surgiu a oportunidade de expansão do salão, firmando a parceria das duas marcas e abrindo espaço para receber mais clientes. Mas isso não é exatamente o que deveria ser feito. 

A fachada do nosso segundo salão e primeira loja


Lembra que eu disse anteriormente que criei meu passo a passo de atendimento? Eu já não conseguia seguir igualmente, acredite ou não: a locação impacta diretamente no seu protocolo, o acolhimento não é o mesmo, o barulho da rua, a iluminação, a quantidade de gente circulando muda completamente a percepção da cliente sobre o serviço. E sim, aconteceu! E além das questões com as clientes não serem as mesmas, ter mais espaço abriu a porta para outros serviços e nos últimos dias de salão tínhamos QUATRO profissionais e uma cartela diversa. 

Isso deveria ser bom, né? Pois não foi!

Como criadora do DM Beauty me via na responsabilidade de apresentar minhas técnicas de venda, fidelização, minha confiança com a venda dos serviços ficava abalada por não ter controle, comecei a ter crises de ansiedade e pânico e não consegui dar conta das diversas tretas que ocorrem numa equipe. Digamos que a gestão de pessoas seja a parte no mínimo complicada, vidas diferentes, criações diferentes, expectativas diferentes e rotinas que não se batem. Fiquei cada dia mais nervosa e tomando a responsabilidade de crescimento de todas, pensando em como criar promoções, pensando em como mesclar os serviços e fazer com que todas tivessem um desenvolvimento dentro desse sonho. 

Mas algo eu aprendi ali: o seu sonho É SEU. E se você esquecer dele pensando no próximo, vai ficar sem sonho, sem realidade, sem expectativa e sem vontade. Não podemos colocar no outro a mesma vontade que temos, sabe? Às vezes não é pra ser., às vezes os ciclos já passaram e nós estamos insistindo em algo que é passado! Passado é lugar de referência e não de permanência, olhar o presente COM REALIDADE é necessário para não cometer erros. 

Breno decorando o salão quando ainda era na nossa casa :')

Precisei pôr os dois pés no freio e colocar na balança minha saúde mental e a materialização desse sonho, a realização da oração que fiz no dia que comecei os atendimentos na minha casa: ajudar o máximo de pessoas possíveis, empregar outras pessoas, levar o sustento para minha família e quantas pudesse. Ainda não era a hora! Nem tudo o que achamos que é pra ser, realmente é pra ser e em meio a tantas dúvidas, tanta dor de cabeça, tanta tristeza em muitos momentos eu percebi que precisava dar um fim a esse ciclo. 

Além das questões de gestão também tinham problemas estruturais na locação, investi um dinheiro em reforma, estresse em mudança, mobiliário e afins; passava muito estresse com falta de água, a sorte é que a vizinha de cima era minha cliente e me ajudava disponibilizando a caixa d'água da casa dela! Imagina quantas vezes fui atender, a cliente deitava no lavatório e não tinha água? O básico, ÁGUA. Na loja anterior eu tinha problema com falta de luz, meu secador deu problema nesses picos de energia e nessa um outro problema sério. O incomodo nos leva a sair da zona de conforto.

Post que fiz para anunciar o fim dos serviços

E aí vem a reviravolta na minha história: uma amiga de infância também estava em processo de mudança de espaço, em processo com gestão de pessoas, em processo com serviços e tudo mais; havíamos viajado juntas para SP em setembro e conversamos sobre a possibilidade de fazer algum trabalho juntas, sobre a possibilidade de abrir um espaço maior, sobre várias possibilidades em um futuro bem distante! Não esperava que eu fecharia uma loja com menos de seis meses de inauguração, que pensaria em pedir abrigo no studio dela e que ela aceitaria. 

Foto clichê de viagem das amigas na rodoviária haha

O DM Beauty fechou como existia e agora eu me vejo como a Maria Eduarda, a profissional sabe? Estou buscando me reiventar dentro do trabalho que criei nesses anos, esse ano completamos cinco anos de marca e parece que todos os dias são novos pra mim. Pensei muitas vezes em desistir, falei com minha amiga que desistiria e apostaria em outros negócios, no cuidado com minha casa, no crescimento do meu filho... a realidade é que esqueci o motivo de ter começado. Eu esqueci que não escolhi a profissão cabeleireira, fui escolhida e levada a transformar não só cabelos mas cuidar de pessoas. 


Lauren e eu no salão em casa, 2021 x Lauren e eu no novo studio em 2025 <3

Agora a situação é: arrumamos o espaço disponível na frente do studio da minha amiga, encaixamos minha mobília, o marido dela fez as ligações de água e esgoto e agora a Maria Eduarda tem um novo espaço para trabalhar, num ponto movimentado, com a capacidade para uma cliente por vez, com o acolhimento do início do DM Beauty e a seriedade e amor de sempre! Vontade de crescer mais do que nunca, estudos bem diferentes para essas novas clientes - e põe diferentes nisso, vou contar em breve os detalhes pra vocês - e me organizando com as questões de vida pessoal x profissional.

O que será daqui há seis meses? NÃO FAÇO IDÉIA! Mas minha ansiedade me diz para seguir um dia de cada vez, pôr os pés onde posso alcançar e aproveitar o processo dessa viagem que não sabemos o destino. Bem-vindos a nova versão do D'Maria Beauty e da minha vida. 

Com carinho, 
Maria Eduarda.



Postar um comentário

Quero saber sua opinião !

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato